A lógica do mercado
Pequena empresa desenvolve inteligência artificial
para controlar a produção em indústrias
para controlar a produção em indústrias
EVANILDO DA SILVEIRA
Uma pequena
empresa de seis anos de idade foi capaz de ganhar clientes como Coca-Cola,
Rhodia, Villares e Ajinomoto ao desenvolver um algoritmo baseado no
conhecimento da lógica fuzzy, uma área de pesquisa de inteligência
artificial, relacionada à expansão da teoria dos conjuntos que trata, por
exemplo, de elementos pertencentes ou não a um determinado grupo. “Nessa
abordagem algo pode estar parcialmente contido num sistema”, diz o engenheiro
da computação Igor Santiago, diretor executivo da I.Systems, sediada em
Campinas (SP). “Ou seja, uma pessoa não é alta nem baixa, mas 80% alta, por
exemplo. Essa diferenciação propicia um número muito grande de aplicações
práticas até então impossíveis com a lógica clássica”, diz. A clássica é a
lógica binária em que a resposta só pode ser sim ou não, certa ou errada. Na
prática, o sistema eletrônico criado pela empresa reduz perdas e torna mais
eficientes processos ou equipamentos industriais, como envase de líquidos ou
pó, caldeiras de vapor, torres de destilação, geração de energia de biomassa e
tratamento de efluentes. Chamado de Leaf, o software gera
automaticamente milhares de regras usando a lógica fuzzy, para garantir
a estabilidade dos processos de controle industrial. Leia mais...
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